Assembléia do CAFIL com Indicativo de Greve -28/05/2014

Ata: Bárbara Santos

Presentes: Ao todo 32 pessoas: Bruna Zenorini, Bárbara Santos, Wender Santos, Hugo Vedovato, Fernando Henrique Ramos, Gabriela Maia, Thaís Vasconcelos Rodrigues, Matheus Pompeo Garcia, Davi Araujo Martins, Ester Duarte Gonçalves, Léo Vitor Amorin, Alexandre Paixão, Daniel Stain Ferreira, Marcelo Meireles Braga, Rodrigo Vicente, Lucas Timoteo Maciel, Pedro Galina Ferreira, Helena Cury Cunha, Adriano Januario, Werner Passos, Ricardo Lira, Rafael Augusto Palazi, Newton Amusquivar, Mariana Maia, Odara Botelho, Leandro de Souza Vicente, Rômulo Soler, Murilo Peres, Dalmiro Lara, Johnatas Ximenes Milani, Ângelo Antônio Pires, Mariana Pinheiro.

Mesa: Bruna Zenorini, Bárbara Santos, Rômulo Soler

Informes:

- Reunião dos professores ontem: Eventos, bancas e negociação com funcionários sobre esses eventos e acontecimentos práticos; Discussão de cunho politico, planejamento, estratégia, montar comissões. E deste tópico surgiu a ideia da comissão com alunos, funcionários e professores.

- Informativos sobre a reunião passada: Após reunião com os professores, houve uma reunião dos alunos da filosofia que decidiu 3 principais pontos pra hoje:

• adesão a greve;
  • carta aos professores da filosofia sobre adesão dos alunos;
  • constituir um grupo de discussão do ifch com estudante, funcionário e professores.

-60% dos funcionários em greve;

- “técnicamente” todos professores em greve;

Falas:

Sobre a Greve:

- Wender: o problema de votar é que teoricamente os professores estão em greve, mas existem alguns que não aderiram na prática e continua a funcionar mesmo em greve.

Discussão: se houver a greve dos alunos então os alunos param e impedem o professor de continuar sua disciplina.

-Lê: proposta de criar uma pauta particular da filosofia na greve e um dos pontos é a permanência do estudante na universidade. E como tarefa aproveitar a greve para redução da jornada de trabalho e moradia estudantil.

-Newton: além de tudo que a Lê disse, ele acrescentaria a questão da pós, das cantinas e das festas também.

- Helena: Pensar no que é a greve, e se aderir a greve pensar numa comissão e em horários de aulas os alunos permaneçam na universidade fazendo trabalhos, debates e continuam movimentando politicamente a greve e não fiquem em suas casa. E a pauta ela acrescentaria o fato da contratação dos professores, cantinas e outra formas de paralisação e não greves e financiamento, de onde vem? De algum imposto ou vai ocorrer a privatização?

- Fernando: O dinheiro do reitor para comprar o terreno tinha um fim especifico que era comprar o terreno. Acha fundamental discutir se é melhor greve ou paralisação e discutir os números e dados que estão causando a greve.

Lê: Respondendo a questão de “paralisação ou greve?” temos que votar greve, pois apesar de os professores continuarem com as aulas os funcionários que fecham as notas e os semestre e sabemos que os funcionários do ifch são os maiores a aderirem a greve. E como filosofia continuar tendo discussões e reuniões e ainda sim, formar um comando de greve unificado do ifch.

Resposta: Helena- é a favor da greve, porém acha lamentável ser um movimento sem construção.

(Votou-se pela greve)

Sobre as pautas da greve:

- Wender: professores e alunos que vão furar a greve. Proposta de piquete.

-Johnny: carta com modo de formalizar a posição dos alunos e, talvez reafirmar a dos professores também, e enviar aos professores.

-Davi: proposta de pautar a greve particular antes de pensar sobre as cartas dos professores.

-Dalmiro: acha que se estamos em greve em solidariedade aos professores não devemos boicotar aula dos professores. E outra questão é pensar na reposição.

-Lê: pensar nas formas de piquete, não precisa ser necessariamente uma muralha. E se um professor pode furar a greve ele tem que arcar as conscequencias.

-Johnny: Discutir a proposta de reposição do semestre que o Dalmiro fez depois que a greve acabar.

-Gabi: Proposta de pauta, a licenciatura da unicamp não está nos padrões juntamente com as contratações de professores.

- Helena: Proposta de comissão , proposta de cartazes e terceira que cada pausa seja votada particularmente.

-Fernando: proposta de haver uma posição coletiva dos professores sobre a reposição e comportamento perante a greve. Colocar na carta as professores essa proposta.

-Davi: sugestão de aulas publicas e retomar isso amanhã.

-Johnny: na carta além de falar das posições, apresentar as pautas da greve. E essa questão sobre o pedido de haver uma posição coletiva sobre a reposição caber a comissão.

-Lê: A partir do momento que existe uma comissão não existe mais nada particular sempre existe um grupo de alunos que representa todos. Proposta de votar a comissão.

-Johnny: além da comissão, há a comissão das três categorias do IFCH, exite os dois alunos da filosofia que iriam se propor a ser o porta-voz dessa outra comissão

ENCAMINHAMENTOS:

Votação da greve:

a favor: 24

contra: 1

abstenção de votos: 2

Votação sobre as pautas da greve:

- Solidariedade aos professores e aos funcionários- 23 votos a favor, 1-abstenção.

-Distinção entre motivos e debates - a favor 8 , contra- 9 , abstenção 2.

- Permanencia estudantil - bandejão café da manhã e fim de semana- a favor 8- contra 5- abstenção- 6

-moradia- abertura do projeto da ampliação para ser discutido com a população- a favor 11 - contra -5 - abstenção -4

-Bolsa trabalho redução de 15h por semana para 5h por semana e direito a greve- a favor 11 - contra 3 - abstenção 3

-Contratação de professores- a favor 16 - contra 0